Apresentação 

Este é um Blog dedicado à temática da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, especificamente no que respeita à Aviação.

O contributo da Aviação Militar, então a dar os seus primeiros passos, e obviamente dos seus aviadores, é certamente a área mais injustamente desconhecida da participação portuguesa na Grande Guerra.

Durante muitos anos, pensou-se, erradamente, que essa participação teria sido menos digna de apreço do que outras, mais celebradas e estudadas. Mas esse erro, essa distorção da verdade, algum dia teria de ser corrigida.

É verdade que em termos de dimensão histórica e drama pessoal, a participação da Aviação nos quatro teatros de guerra em que interveio não tem a mesma escala da que foi a intervenção do Exército de Terra ou da Armada, nem seria correto pretender o contrário. No entanto, também será incorreto diminuir a relevância relativa da Aviação nesses anos.

A Aviação Militar é dos meus primeiros interesses, e ao qual dediquei muito do meu tempo. Mas tenho de reconhecer que tardei em notar várias situações objetivamente absurdas relativamente à história da nossa Aviação.

De facto, numa época em que me dediquei profundamente à História da Aviação Republicana durante a Guerra Civil de Espanha, estando portanto, muito atento às discrepâncias das várias narrativas, dei por mim a fazer uma resenha das várias versões que corriam do combate que deu origem à morte do capitão Óscar Monteiro Torres, que eu sempre havia tido por um dos nossos heróis maiores. Fiz um quadro Excel explanando preto no branco todos os detalhes e fiquei assim ciente de que existiam ao todo dez versões diferentes e em grande medida contraditórias! Sendo algumas delas assinadas por autores prestigiados, era para mim surpreendente constatar uma tal discrepância, que apenas podia significar uma coisa: não podiam estar todos certos, e podiam estar todos errados.

Constatei, igualmente, que esse problema se estendia às narrativas relativas aos outros aviadores portugueses do mesmo período. Curiosamente, avançava-se um ano, e a partir de 1919-1920 já o problema não se colocava.

Inspirado ou desafiado pela leitura dessas múltiplas versões contraditórias acerca da participação dos aviadores portugueses na I Guerra Mundial, lancei-me à tarefa de determinar os factos, as datas e os contextos em que realmente ocorreram para procurar desvendar o que realmente se passou com essas poucas dezenas de homens pioneiros e qual foi a sua real experiência nos vários campos de luta da Grande Guerra. Durante cerca de cinco anos, entre 2016 e 2021, efetuei uma pesquisa multifacetada, para a qual foram consultadas e cruzadas fontes arquivísticas portuguesas, francesas e britânicas, e foi exaustivamente pesquisada uma vasta bibliografia.

Essa pesquisa culminou na escrita de um livro que tem o título deste Blog, publicado em agosto deste ano (2021) pela editora FRONTEIRA DO CAOS, onde se procurou realizar uma síntese dos conhecimentos que foi possível reunir. Foi, assim, possível repor a primazia dos factos sobre a ficção histórica e enfrentar alguns mitos que se criaram e foram sendo transmitidos ao longo de décadas. Uma parte muito significativa da informação reunida, muitas vezes surpreendente, foi nesse livro publicada pela primeira vez.

Ora, como muitas vezes acontece, se a escrita desse livro foi, para mim, decisiva no esclarecimento da verdade, não foi menos sugestiva do meu dever de manter aberta a porta do debate das várias ideias que correm acerca do tema, e, sob a forma de mensagens, abordar temas, muitas vezes difíceis, muitas vezes duvidosos.

Alguns desses temas não se irão restringir à Aviação Portuguesa, mas também a temas que são correlativos. Na medida do possível, as mensagens serão ilustradas com imagens sugestivas, muitas delas inéditas, provenientes da minha coleção pessoal.

Agradeço a vossa participação, de todos os que estejam nisso interessados.

E agradeço, também, a vossa benevolência para alguns aspetos gráficos deste Blog, que desde já prometo que irei tentando melhorar com o tempo (criei em 2010 um outro Blog sobre a revista SIGNAL, mas então tinha mais tempo para me dedicar ao lado gráfico e estou bastante destreinado...).

Um abraço a todos, e até breve

Augusto Mouta



Comentários

Mensagens populares deste blogue